quinta-feira, 20 de junho de 2013

A FÉ BÍBLICA!

O que significa a palavra fé?
Muitos dizem que fé é crer, mas essa teoria é uma teoria humana e não bíblica, pois ela não condiz com as Escrituras no original, a palavra fé no português é uma abreviação da palavra fiel , e a palavra fiel é uma abreviação da palavra fidelidade, portanto mesmo na língua portuguesa ela não tem o sentido de crer.
Agora vamos analisar a palavra fé no hebraico arcaico o qual foi escrito a primeira aliança (antigo testamento) a palavra fé no hebraico é emuná essa palavra é uma palavra feminina por ela ser uma palavra feminina ela só tem dois significados que é fidelidade e adesão, no hebraico moderno ela tem vários significados inclusive crer ,mais a primeira aliança não foi escrita no hebraico moderno e sim no hebraico arcaico e isso tem muita diferença, um outro detalhe é que a palavra crer de confiança no hebraico é BOTEACH (CREIO) verbo LIVTOACH (ACREDITAR) aí eu pergunto se a palavra crer são de raízes e distinções diferentes como elas podem ter o mesmo significado? Isso é algo impossível. Vamos compreender...
Com relação ao texto de Atos 16.31 onde diz: e eles disseram: Crê no SENHOR JESUS CRISTO e serás salvo, tu e a tua casa.
Essa palavra crer no hebraico é MAAMIN que significa obedecer, portanto quando diz crê no SENHOR JESUS e serás salvo é no sentido de obediência ou seja, se tu for obediente serás salvo tu e a tua casa , até porque se só crer salvasse isso colocaria em risco as escrituras pois assim haveria uma grande contradição, pois se só crer salvasse as ESCRITURAS não exigiria santidade bastaria só crer portanto não basta só crer devemos ser obedientes a JESUS CRISTO e a sua SANTISSIMA PALAVRA. pois em João 15 diz que somos amigos de YESHUA quando obedecemos e cumprimos sua palavra,  e João 14.21 diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me MANIFESTAREI a ele.”
Veja quando se fala em obedecer e cumprir seus mandamentos não é só em conhecer, como muitos pensam mais sim viver esses mandamentos na prática do dia-a-dia. Em Tiago 1.22 diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”
Para finalizar, a natureza da FÉ BÍBLICA é ter a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não veem. Hebreus 11.1. Portanto vamos exercitar a nossa fé na Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário